CINEMA NOS FAXINAIS

‘Lá Longe, Aqui Perto – Cinema nos Faxinais’ é um projeto de cinema e educação, que iniciou suas atividades em setembro de 2017, promovendo cineclubes – sessões de cinema seguidas de conversas e debates – nos Faxinais da Água Quente dos Meiras, Lageado dos Mellos (Rio Azul), Lageado de Baixo (Mallet), Emboque (São Mateus do Sul), Rio do Couro (Irati), Marmeleiros e Salto (Rebouças), todos na região central do Estado do Paraná. Dividido em 3 fases, além dos Cineclubes o projeto ainda oferece Capacitações para multiplicadores e Oficinas de Cinema nessas comunidades em 2018.

 

Um Faxinal é uma forma de organização de comunidades tradicionais que resgata um modo cultural, social e econômico do uso da terra. Os animais vivem soltos, e as culturas são, em grande parte, de subsistência. A entrada nessas comunidades é marcada pela presença dos mata-burros, pontes com largo espaçamento para evitar a fuga da criação. Ainda que cada família tenha a posse de seus bens, animais e plantações, a terra – dividida em ‘terras de plantar’ e ‘terras de criar’ – é coletiva. Hoje, no Paraná, existem em torno de 30 faxinais, e a maioria está localizada na região Centro-Sul do Estado.

 

O projeto, que já vinha sendo gestado desde 2015, é uma produção da Tambor Multiartes, e foi contemplado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria Estadual de Cultura do Paraná – SEEC, e conta com o patrocínio integral da COPEL-Companhia Paranaense de Energia.